Mapa conceitual ou Mapa Mental
O mapa mental é uma representação em diagramas, onde se organiza ideias, conhecimentos e conceitos de forma correlacionada. É um método que ajuda no registro dos conhecimentos aprendidos, torna o novo conhecimento aprendido mais fácil de ser entendido e "visualizado". A aprendizagem passa a ter uma nova conotação, pois são estabelecidos novas relações com os conceitos.
Quando o mapa conceitual é chamado de invertido o aluno passa a construir o seu mapa e o professor orienta na atividade. Para um melhor aprendizado é aconselhado que o professor primeiramente ensine sobre mapa conceitual e sobre o conteúdo específico da sua disciplina, e assim ele pode passar como atividade na próxima aula o mapa conceitual invertido.
O ideal é que a atividade aconteça em sala de aula com a supervisão do professor. A vantagem do mapa conceitual invertido é que pode ser aplicada em aulas remotas (pelo Zoom, vídeo chamadas no WhatsApp).
Outro ponto positivo é que os alunos trabalham em equipe, e treinam a colaboração e cooperação. É uma atividade que os alunos são ativos no processo de ensino e aprendizagem.
A aprendizagem se torna mais significativa quando o professor pede para os alunos apresentarem seus mapas, e tanto faz se o conteúdo pedido seja o mesmo para todas as equipes, porque é interessante ver que cada grupo cria o mapa do seu jeito, que um conceito para uma equipe pode significar outra coisa para outra equipe, e nessas horas o professor pode intervir mostrando quem está certo.
Outra situação é que o professor pode esperar todas as equipes apresentarem seus mapas e mostrar o seu logo em seguida, assim os estudantes podem ver onde erraram ou se fizeram observações similares ao do professor.
Que conteúdos trabalhar no mapa? Se você é professor de universidade pode pedir para seus alunos criarem um mapa mental de um livro ou um artigo. Se for professor de ensino básico, pode pedir para os alunos criarem um mapa de um conteúdo específico que não foi muito bem assimilado por eles nas aulas teóricas, um mapa pode ser um ótimo recurso para aulas de física, química e matemática.
Vou disponibilizar um importante artigo, escrito por Romero Tavares, que ensina sobre e como construir mapas conceituais, no artigo existem alguns exemplos para você se inspirar.
Artigo "Construindo Mapas conceituais" disponível no link:
http://cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/641/423
Também vou disponibilizar uma aula no YouTube, que foi preparada por mim no ano de 2018, na disciplina de prática curricular, no curso de Química.
Link do vídeo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=XA41xzaJ9Co&t=3s
Vídeo com a definição de mapa conceitual, postado no Instagram.
Eu desejo que no futuro só existam professores transformadores.
Atenciosamente, Marcélla Barbósa.
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