Olá professores transformadores ✋
Se você é professor ou está estudando para se tornar professor um dia, e ainda não conseguiu se tornar um transformador, leia minhas dicas abaixo e incorpore elas em sua vida.
O primeiro passo é tirar a ideia de ensino tradicional da sua cabeça, sim, aquele tipo de ensino pelo qual passamos durante nosso tempo escolar, durante a graduação e também onde é frequente em séries de TV e filmes. Pois nesse tipo de abordagem o aluno é passivo no processo de aprendizagem, e essa passividade alimenta a preguiça, as conversas paralelas, a grosseria e bagunça em sala de aula. Uma forma de livrar-se de todos esses exemplos de má comportamento dos alunos é COLOCANDO ELES PARA AGIR, PENSAR E CRIAR 😅😎💪, pois eles ficaram ocupados "e eu não estou falando para você passar um monte de exercício no caderno", nãoooo, eu estou pedindo para você colocá-los em situações práticas.
A seguir relatos de possíveis reclamações de professores:
"AH.. mas na minha escola não tem laboratório" então crie um laboratório digital, coloque no Power Point e ligue o retroprojetor, crie uma história, coloque uma música de fundo, e peça para eles imaginarem. Ou desenvolva um laboratório digital para aparelhos celulares, no Instagram já dei uma dica de aplicativos, temos o Construct 3 ou o Scratch.
"AH..mas como vou fazer isso nas minhas aulas de física" nessas aulas que dá para fazer alguma coisa mesmo, inclusive existem aplicativos de realidade aumentada que fazem o aluno interagir com diversos experimentos, e se sua escola não admite o uso do celular peça permissão da direção, mostre que a atividade é importante.
"AH.. mas a sala é lotada, não consigo ministrar minha aula" Inicie a prática explicando aos alunos a importância deles realizarem práticas em sala de aula, converse com eles, afinal de conta são apenas adolescentes e não um bando de macacos 🙈. Outra dica é: faça o uso de reforço positivo ou punição negativa, falarei mais sobre isso em outra postagem, mas adianto que você precisa dar um prêmio ou uma punição durante a atividade, você deve condicioná-los, pois assim eles deixaram de agir por impulso e pensaram mil vezes antes de cometer um erro ou atrapalhar a prática. Em relação a reforço positivo vou contar uma experiência minha -> Uma vez eu desenvolvi um jogo para celular e fui aplicar numa turma de primeiro ano do ensino médio, mas a turma era muito bagunceira, então como era época de páscoa eu comprei 3 grandes ovos e falei a turma que se eles realizassem a atividade direitinho as melhores equipes ganhariam ovos de páscoa, e deu muito certo, claro que você não precisa ficar comprando "presente", você poderá criar os presentes. O importante é que os alunos ganhem após demonstrarem bons comportamentos, se puder comprar um troféu dê só no final do semestre, ou então você pode escrever um livro e colocar como personagem principal o aluno dedicado; poderá também criar uma história em quadrinhos onde os personagens são os alunos do mês que tiveram melhor desempenho em sala, enfim, imagine e crie...os alunos adoram atenção, pense nisso!
"AH... mas os alunos são burros e preguiçosos, eles não querem aprender" Não diga uma coisa dessas, o que aconteceu é que eles não tiveram a oportunidade de aprender, uma coisa que você pode fazer é conversar com a direção da escola e oferecer aula de reforço on-line, pelo zoom, sim!! assim todos terão a oportunidade de participar, para os que não puderem peça licença da escola e ajude-os lá mesmo ou se isso não for possível e prejudicar algum aluno não tenha celular, faça uma ação solidária, venda rifas para ajudá-los a terem um parelho celular, existe muito celular usado vendendo na OLX, custando 300 reais.💁
Conforme você for mudando e se adaptando às novas práticas ai você começará a testar métodos já existentes, vou dar uma dica: procure no Google por "Educador nota 10" e veja os projetos ganhadores, comece a assistir ao TV escola, ler artigos (procure no google: "google acadêmico") e comece a participar de congressos online, com essa pandemia as instituições estão liberando diversos congressos, eu, por exemplo, já participo de congressos, simpósios e seminários desde 2013, inclusive comecei a imaginar e ter muitas ideias graças a esses eventos.
Dessa forma, você começará a adaptar as suas ideias aos projetos existentes e passará com o tempo, a criar seus próprios métodos, ai BINGO! Você começa a se transformar.😄👊
Eu desejo que no futuro só existam professores transformadores.
Atenciosamente, Marcélla Barbósa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário