domingo, 16 de agosto de 2020

Reforço positivo para melhorar o comportamento



Você está tentando ser transformador mas os alunos não colaboram?

Tem uma solução para esse problema. Use a técnica do reforço positivo😲🙏

Com essa técnica você vai condicionar seus alunos, mas foque nos bagunceiros primeiro 😉.

Agora darei umas dicas de reforço positivo, e lembre-se da ♪ música de guerra ♫"aluno ama atenção". Vamos lá.

1o CONVERSE com os alunos sobre as premiações, eles precisam saber do que vai acontecer;

2o Prepare um questionário ou pergunte a eles sobre os gostos e interesses, informe que isso faz parte da ação do reforço positivo, então, investigue a série favorita, os personagens da Marvel, de animes, mangás, livros, etc

3o Comece com presentes comuns, como troféus, canetas com purpurina (para as meninas), etc

4o Comece com sorteios, uma vez por semana, ou a cada duas semanas, ou uma vez no mês, você decide😅.

5o Crie histórias, adolescentes adoram FANFIC ou FANFICTION, você sabia? pois é, crie uma história de fanfic ou até mesmo uma história em quadrinhos e coloque como personagens os alunos do mês, isso vai animar muito a turma😁. Ou então crie um jogo de tabuleiro que tenha bonequinhos, ai os alunos do mês "se tornaram" os personagens. 

Ah é, não esqueça que as histórias, os FANFICTIONS e os quadrinhos podem ser uma importante ferramenta didática 😮 pois você poderá relacionar os conteúdos trabalhados em sala de aula nesses materiais, o que é fascinante.

Espero que você coloque suas ideias em prática, se fizer me mande um email, podemos escrever um artigo juntos😊 e eu publicarei sua ideia nos meus espaços on-line.

Se você professor e já criou um método transformador e gostaria de compartilhar conosco essa maravilha, me mande um e-mail tb ou escreva nos comentários "eu já fiz" que eu terei a honra de compartilhar sua ideia com o mundo.

Estou escrevendo um E-book 0800 sobre esse tema, quando ficar pronto compartilharei aqui. Abraços!




Eu desejo que no futuro só existam professores transformadores.

Atenciosamente, Marcélla Barbósa.


Segunda Jornada Digital da Educação

 


Inscreva-se na 2o Jornada Digital da Educação.

Evento Gratuito.

 https://sites.google.com/view/2-jornada-digital-da-educacao/inscreva-se-aqui

Como ser um professor transformador?

 

Olá professores transformadores ✋

Se você é professor ou está estudando para se tornar professor um dia, e ainda não conseguiu se tornar um transformador, leia minhas dicas abaixo e incorpore elas em sua vida.

O primeiro passo é tirar a ideia de ensino tradicional da sua cabeça, sim, aquele tipo de ensino pelo qual passamos durante nosso tempo escolar, durante a graduação e também onde é frequente em séries de TV e filmes. Pois nesse tipo de abordagem o aluno é passivo no processo de aprendizagem, e essa passividade alimenta a preguiça, as conversas paralelas, a grosseria e bagunça em sala de aula. Uma forma de livrar-se de todos esses exemplos de má comportamento dos alunos é COLOCANDO ELES PARA AGIR, PENSAR E CRIAR 😅😎💪, pois eles ficaram ocupados "e eu não estou falando para você passar um monte de exercício no caderno", nãoooo, eu estou pedindo para você colocá-los em situações práticas. 

A seguir relatos de possíveis reclamações de professores:

"AH.. mas na minha escola não tem laboratório" então crie um laboratório digital, coloque no Power Point e ligue o retroprojetor, crie uma história, coloque uma música de fundo, e peça para eles imaginarem. Ou desenvolva um laboratório digital para aparelhos celulares, no Instagram já dei uma dica de aplicativos, temos o Construct 3 ou o Scratch.

"AH..mas como vou fazer isso nas minhas aulas de física" nessas aulas que dá para fazer alguma coisa mesmo, inclusive existem aplicativos de realidade aumentada que fazem o aluno interagir com diversos experimentos, e se sua escola não admite o uso do celular peça permissão da direção, mostre que a atividade é importante.

"AH.. mas a sala é lotada, não consigo ministrar minha aula" Inicie a prática explicando aos alunos a importância deles realizarem práticas em sala de aula, converse com eles, afinal de conta são apenas adolescentes e não um bando de macacos 🙈. Outra dica é: faça o uso de reforço positivo ou punição negativa, falarei mais sobre isso em outra postagem, mas adianto que você precisa dar um prêmio ou uma punição durante a atividade, você deve condicioná-los, pois assim eles deixaram de agir por impulso e pensaram mil vezes antes de cometer um erro ou atrapalhar a prática. Em relação a reforço positivo vou contar uma experiência minha -> Uma vez eu desenvolvi um jogo para celular e fui aplicar numa turma de primeiro ano do ensino médio, mas a turma era muito bagunceira, então como era época de páscoa eu comprei 3 grandes ovos e falei a turma que se eles realizassem a atividade direitinho as melhores equipes ganhariam ovos de páscoa, e deu muito certo, claro que você não precisa ficar comprando "presente", você poderá criar os presentes. O importante é que os alunos ganhem após demonstrarem bons comportamentos, se puder comprar um troféu dê só no final do semestre, ou então você pode escrever um livro e colocar como personagem principal o aluno dedicado; poderá também criar uma história em quadrinhos onde os personagens são os alunos do mês que tiveram melhor desempenho em sala, enfim, imagine e crie...os alunos adoram atenção, pense nisso!

"AH... mas os alunos são burros e preguiçosos, eles não querem aprender" Não diga uma coisa dessas, o que aconteceu é que eles não tiveram a oportunidade de aprender, uma coisa que você pode fazer é conversar com a direção da escola e oferecer aula de reforço on-line, pelo zoom, sim!! assim todos terão a oportunidade de participar, para os que não puderem peça licença da escola e ajude-os lá mesmo ou se isso não for possível e prejudicar algum aluno não tenha celular, faça uma ação solidária, venda rifas para ajudá-los a terem um parelho celular, existe muito celular usado vendendo na OLX, custando 300 reais.💁

Conforme você for mudando e se adaptando às novas práticas ai você começará a testar métodos já existentes, vou dar uma dica: procure no Google por "Educador nota 10" e veja os projetos ganhadores, comece a assistir ao TV escola, ler artigos (procure no google: "google acadêmico") e comece a participar de congressos online, com essa pandemia as instituições estão liberando diversos congressos, eu, por exemplo, já participo de congressos, simpósios e seminários desde 2013, inclusive comecei a imaginar e ter muitas ideias graças a esses eventos. 

Dessa forma, você começará a adaptar as suas ideias aos projetos existentes e passará com o tempo, a criar seus próprios métodos, ai BINGO! Você começa a se transformar.😄👊 





Eu desejo que no futuro só existam professores transformadores.

Atenciosamente, Marcélla Barbósa.




sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Mapa conceitual ou mapa mental


Mapa conceitual ou Mapa Mental




O mapa mental é uma representação em diagramas, onde se organiza ideias, conhecimentos e conceitos de forma correlacionada. É um método que ajuda no registro dos conhecimentos aprendidos, torna o novo conhecimento aprendido mais fácil de ser entendido e "visualizado". A aprendizagem passa a ter uma nova conotação, pois são estabelecidos novas relações com os conceitos.

Quando o mapa conceitual é chamado de invertido o aluno passa a construir o seu mapa e o professor orienta na atividade. Para um melhor aprendizado é aconselhado que o professor primeiramente ensine sobre mapa conceitual e sobre o conteúdo específico da sua disciplina, e assim ele pode passar como atividade na próxima aula o mapa conceitual invertido.

O ideal é que a atividade aconteça em sala de aula com a supervisão do professor. A vantagem do mapa conceitual invertido é que pode ser aplicada em aulas remotas (pelo Zoom, vídeo chamadas no WhatsApp).

Outro ponto positivo é que os alunos trabalham em equipe, e treinam a colaboração e cooperação. É uma atividade que os alunos são ativos no processo de ensino e aprendizagem. 

A aprendizagem se torna mais significativa quando o professor pede para os alunos apresentarem seus mapas, e tanto faz se o conteúdo pedido seja o mesmo para todas as equipes, porque é interessante ver que cada grupo cria o mapa do seu jeito, que um conceito para uma equipe pode significar outra coisa para outra equipe, e nessas horas o professor pode intervir mostrando quem está certo.

Outra situação é que o professor pode esperar todas as equipes apresentarem seus mapas e mostrar o seu logo em seguida, assim os estudantes podem ver onde erraram ou se fizeram observações similares ao do professor.

Que conteúdos trabalhar no mapa? Se você é professor de universidade pode pedir para seus alunos criarem um mapa mental de um livro ou um artigo. Se for professor de ensino básico, pode pedir para os alunos criarem um mapa de um conteúdo específico que não foi muito bem assimilado por eles nas aulas teóricas, um mapa pode ser um ótimo recurso para aulas de física, química e matemática.

Existem diversos tipos de mapas, como:
1- em forma de fluxograma;
2- Hierárquico, onde as cadeias se distribuem em hierarquias de ideias;
3- em forma de linha do tempo;
4- Mapa tipo TEIA;
5- Em forma de árvore - tem-se a ideia central, nos ramos grandes tem outras definições;
6- O mapa em forma de tabela;
7- Infográfico;

E também existem diversos aplicativos utilizados para criar mapas mentais, como:
1- Power point;
2- CMAPTOOLS - elabora mapa com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo;
3- LUCIDCHART;
4- SMART ART;
5- MINDMEISTER;

Dica: ao fazer seu mapa não escolha palavras muito grandes.

Vou disponibilizar um importante artigo, escrito por Romero Tavares, que ensina sobre e como construir mapas conceituais, no artigo existem alguns exemplos para você se inspirar.

Artigo "Construindo Mapas conceituais" disponível no link:

http://cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/641/423

Também vou disponibilizar uma aula no YouTube, que foi preparada por mim no ano de 2018, na disciplina de prática curricular, no curso de Química.

Link do vídeo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=XA41xzaJ9Co&t=3s


Vídeo com a definição de mapa conceitual, postado no Instagram.



Eu desejo que no futuro só existam professores transformadores.

Atenciosamente, Marcélla Barbósa.




Artigo científico

 


Você é professor e costuma disponibilizar artigos científicos para seus alunos lerem e debaterem em sala de aula? Ou você é aluno e costuma ler artigos para fazer trabalhos acadêmicos? se sim, preciso informá-los que você pode estar utilizado um artigo de baixa qualidade. 

Os artigos possuem uma classificação, uma "nota", se existem artigos de qualidade então porque não utilizá-los em sala de aula, certo?

Apesar de ser bem formada eu estou cursando uma segunda graduação e uma coisa que observo é que os professores não se dão ao trabalho de pesquisar bons artigos, acredito que eles desconhecem sobre os tipos de classificação. Inclusive, em alguns momentos conversando com amigos pesquisadores eles mencionaram a mim que publicaram pesquisas grandiosas em ANAIS DE CONGRESSO, eu respondi-lhes que se foi algo importante para eles tinha que ter sido publicado num periódico de Qualis A1, pois teria um reconhecimento melhor.

Mas então, o que é essa classificação? como funciona?

Todas os tipos de publicação, como em revistas científicas, anais de congresso, capítulos de livro e livros possuem uma nota de classificação. As notas são do tipo A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, o que subtende-se que a A1 é a melhor nota, A1 equivale a uma nota 100, A2 equivale a 85, e assim por diante (não darei muita importância às notas pois perdi o arquivo de pontuação, mas quando o encontrar publicarei no Instagram).

Também há uma relevância para o tipo de classificação. Revistas e jornais tem mais peso que anais de congresso e capítulos de livro. Então, ao publicar uma pesquisa importante dê preferência para REVISTAS ou JORNAIS. Publicações em periódicos(revistas e jornais) internacionais POSSUEM um peso maior.

Então, se você é professor pesquise bons artigos para serem trabalhados em suas aulas, de preferência de Qualis A1 e A2.

Vou deixar o link da plataforma sucupira, com esse importante link você poderá selecionar importantes pesquisas e também poderá ter conhecimento de periódicos para publicar pesquisas realizadas por você.

Para conhecimento do Link da Plataforma Sucupira - selecione o evento de classificação (classificação de periódicos quadriênio), a área de avaliação (no meu caso é educação) e o tipo de classificação (A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C).

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

Divirta-se!



Eu desejo que no futuro só existam professores transformadores.

Atenciosamente, Marcélla Barbósa.




quinta-feira, 13 de agosto de 2020

PowerPoint é vida

 


Esse incrível software (programa) não serve só para "colocar textos imensos e apresentar aulas", claro que isso foi uma pequena ironia. O PowerPoint pode ser utilizado para desenvolver atividades como: jogos de memória, quebra cabeça, mapa mental (ou mapa conceitual), animações, atividades com realidade aumentada (com o retroprojetor), jogos como quiz (de pergunta e resposta), histórias em quadrinhos, GIFS, entre outros, é só usar a imaginação.

Ele é basicamente um software de montagem, onde você pode criar imagens ou colar de sites da internet. Você pode desenhar suas imagens no Paint, é o que eu costumo fazer, ai quando passar para o PowerPoint só é preciso tirar o plano de fundo, clicando em "Formatar - Remover Plano de Fundo".

Se você não tem ideia de como criar diferentes tipos de interações com o PowerPoint me envie uma mensagem, estou a disposição. Mas adianto que uma forma de despertar a sua imaginação pode ser lendo livros divertidos, assistindo filmes ou canais no YouTube que ensinam a criar atividades lúdicas, com tinta, papel (...), não importa o material, pois você pode relacionar as ideias e começar a brincar com o seu PowerPoint.

Como de praxe postarei alguns trabalhos científicos que abordam sobre o tema.

O primeiro é uma dissertação de mestrado.
1- Produção e utilização de animações e vídeos no ensino de biologia celular para a 1o série do ensino médio. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/9029

A segunda postagem é um arquivo que ensina a criar fábulas no PowerPoint.
2- Atividades pedagógicas no Microsoft PowerPoint - Fábulas. Disponível em: http://www.educacional.com.br/upload/blogSite/4816/4816238/26512/Ativ-pedag-PowerPoint-Fabulas39201291417.pdf

A terceira postagem fala de um jogo desenvolvido no PowerPoint para uma criança com deficiência motora.
3-  A produção de jogos no PowerPoint: explorando possibilidades com alunos portadores de necessidades especiais. Disponível em: https://seer.unifunec.edu.br/index.php/EDUC/article/view/1594/1591

O quarto apresenta como criar um material didático interativo
4- O uso do PowerPoint como ferramenta de auxílio na construção de materiais didáticos interativos. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/2790/Mariotti_Jocilene_Fatima.pdf?sequence=1&isAllowed=y





Eu desejo que no futuro só existam professores transformadores.

Atenciosamente, Marcélla Barbósa.










Livros com realidade aumentada

A realidade aumentada refere-se a uma "visão digitalizada" em ambientes físicos. Com ela é possível visualizar desenhos, criações em 3D, fotos, equações, tudo isso com o auxílio de um dispositivo móvel, como o celular ou tablete.

Um jogo de realidade aumentada que despertou o interesse de milhões de pessoas, foi o Pokémon Go. E agora existem aplicativos e softwares que permitem a criação de jogos e animações com realidade aumentada. 

Você professor poderá desenvolver sua própria realidade aumentada. Só precisa de força de vontade, planejamento, paciência e criatividade. Uma dica: faça isso nas férias.

Essa ideia também pode ser útil para você educador ou educadora que pretende fazer mestrado ou um doutorado na área de ensino, linha tecnológica. Você poderá criar um e-book e esse material terá imagens divertidas e interessantes, assim ao abrir o aplicativo, e passar a câmera pelo conteúdo do livro, ele  mostrará o personagem, ambiente, equações, explosões, e qualquer outra coisa que tenha sido inventado.

Uma outra dica para você que pretende embarcar nesse universo é: COMPRE LIVROS COM REALIDADE AUMENTADA, para que você tenha uma ideia de como funciona a estrutura do livro e o design das animações.

Abaixo eu disponibilizo alguns artigos sobre realidade aumentada em ambientes escolares, você pode observar que esse recurso já é muito utilizado. Inclusive é muito comum a existência de livros com realidade aumentada em histórias infantis. Minha ideia é que você pesquise por artigos, caso pretenda trabalhar com isso, e desenvolva um conteúdo que ainda não foi explorado. Mas corra porque ideia não tem dono.

Trabalho de conclusão de curso: http://www.uel.br/cce/dc/wp-content/uploads/TCC-BeatrizAnami-BCC-UEL-2013.pdf (Esse material é importante pois cita alguns softwares de realidade aumentada);

Desenvolvimento de aplicações educacionais adaptáveis online com realidade aumentada: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/59612791/RA-Educacao20190608-67859-loczsp.pdf?1560021832=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DRA_Educacao.pdf&Expires=1597338495&Signature=OOuYWZJ9LJRFp6AR4HkNy5in5pwP7toDT-~~tcwtYSBhQtLgBUBgqbqpLK0rkIrbNHUVez6~oi8FIwkFYHmqWz8sSVEgOSbbYXexaeWAam7gV3vz1aymbM4eFytN7NPy9vvSNrPBAR~J7VdUsCowHVNvxSDEwNajeyiCn00COtiZsvbzpeO0GJGvpUFQzwLm-OuUfhn6WLz-Us7StwWEu~WzhKFU3nrIBzOv~c0silc-eWQ2WrQ7yvVEH~dQzNNSm4QQeszBn8Vyo-NndTwm~yscmxFdg32NyHCGmS-jCCYajBqUyxJbngKypXskKo0OCMqpttGDdN32vzGlt5IP0g__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA

Usando Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Ferramenta para Aprendizagem de Física e Matemática: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/48161263/62200.pdf?1471567379=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DUsando_Realidade_Aumentada_no_Desenvolvi.pdf&Expires=1597338490&Signature=Y0krF7FLOSmEfl1smNE-KLBnWfTs~lSZBA8Wp7YjWwSG8eUuU4yEaMj1IFY~y5eQ9ObprBf0pKorZiSm54TjWuF-q5UFdWeZfIm5iWvYMsX6teHesHJAR~BQvWqGATbQNTwmMrooMg6v85iuHxb8HrA~B0OveVrqIaYOAG7xVgR5oJ991uPlHPLtTTTzlGtWXYCXI05iJr-uyzpiPF0lc7pNpA~FT40xR74sS6sSI73ubtrW8i7HbQXrLI~Cy7JxYEnPVovsATkJGSa9tqpjurIOpc4d3INV6NJxRoKwfQBmSz3g-zio6XAAXa1CKsr0K5ABrSAHCUVIGfmwGct4jQ__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA (Nessa pesquisa desenvolveram uma interação com realidade aumentada para auxiliar no ensino de física e matemática);

Implementação de Laboratórios Virtuais em Realidade Aumentada para Educação à Distância: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/1503/1/EVENTO_Implementa%c3%a7%c3%a3oLaborat%c3%b3riosVirtuais.pdf (esse estudo apresenta a interação com realidade aumentada em aulas remotas e também em aulas presenciais); 

Desenvolvimento de um Jogo Sério com Realidade Aumentada para Apoiar a Educação Ambiental: http://www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/workshop/WorkshopVAR-18_Full.pdf (nesse trabalho os pesquisadores desenvolveram um jogo de realidade aumentada para ensinar aos alunos sobre reciclagem); 


Eu desejo que no futuro só existam professores transformadores.

Atenciosamente, Marcélla Barbósa.

Reforço positivo para melhorar o comportamento

Você está tentando ser transformador mas os alunos não colaboram? Tem uma solução para esse problema. Use a técnica do reforço positivo😲🙏 ...